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"Soco soco vira vira"

    Pastel seco, pastel oleoso, acrílica e carta sobre tela​

     30x30cm

    (2021)

    Dois elementos aqui se sobrepõem: a pintura e a carta.

 

    Ambas as partes fazendo referência a uma espécie de jogo e tal jogo aqui a uma espécie de ritual informal (uma série de procedimentos a serem seguidos).

    Na parte pictórica pode se ver as duas personagens se olharem em contato visual direto mas seus rostos - não definidos e envoltos em sombras - permanecem incógnitas quanto suas possíveis expressões.

    Já a carta em si não mostra nada, apenas oculta se colocando de cabeça para baixo e com sua frente e possível mensagem longe dos olhos dos observadores externos. 


    “Soco soco vira vira” busca tecer - através do que se mostra e o que não se mostra - uma relação entre jogo e ritual social. Construindo a meia-luz a cena de possível - mas não certa pois não podemos afirmar - intimidade entre ambas as personagens. A obra nos lembra como algumas experiências são acessíveis não pela observação distante mas sim pela experiência pessoal; para participar é necessário ser mais que um observador. 

 

    Soft pastel, oil pastel and acrylic on canvas

     30x30cm

    (2021)

     Two elements overlap here: the painting and the playing card.

 

      Both parts referring to some kind of game and such game  to  some kind of informal ritual (a series of procedures to be followed).

     In the pictorial part, the two characters can be seen looking at each other in direct eye contact, but their faces - undefined and shrouded in shadows - remain unknown as to their possible expressions.

     The card itself does not show anything, it just hides by placing itself upside down and with its front and message away from the eyes of outside observers.

 

     “Soco soco virira” seeks to weave - through what is shown and what is not - a relationship between game and social ritual. Building in half light the scene of possible - but not certain because we cannot say for sure- intimacy between both characters. The work reminds us how some experiences are accessible not through distant observation but through personal experience; to participate, it is necessary to be more than a observer;

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